Alteração na programação do encontro
A palestra da professora Dra. Priscilla Miraz de Freitas Grecco, que aconteceria dia 27 de agosto (sábado), às 10h, foi cancelada por motivos pessoais.
No entanto, a programação contará, em substituição, com a fala da professora Dra. Ana Valéria de Figueiredo, com o tema Arte/Educação, Patrimônio e Projetos de Trabalho: o extraordinário nosso de cada dia. Será dia 27/08 (sábado), às 10h.
Licenciada em Educação Artística pela UFRJ, Ana Valéria é Mestre e Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio. Professora do PPGArtes UERJ e Professora Adjunta no Instituto de Artes da UERJ. Professora PPGE UNESA e Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas Licenciaturas/Pedagogia. Membro da Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina (RIA). Coordena pesquisas sobre a Pedagogia das Visualidades e Estéticas do Lúdico. Líder de Pesquisa dos Grupos: PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ); GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Coordenadora da Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Atuou 30 anos na Educação Básica como Professora de Artes nas redes públicas e privadas. Integra a comissão científica do Viagens Históricas: convergências entre Turismo, Patrimônio e Educação.
Também comunicamos que, a palestra de abertura do prof. Dr. José Antonio Hoyuela Jayo, que aconteceria dia 24 de agosto (quarta), às 18h, foi cancelada por motivos pessoais.
No entanto, a palestra será substituída pelo professor e arquiteto, Ivo Mattos Barreto, com o tema Patrimônio Cultural na Região dos Lagos: entre a construção da paisagem e o olhar da contemporaneidade.
Arquiteto formado pela UFF (2004). Especialista em Preservação de Bens Culturais Integrada ao Planejamento Urbano (CECI/UFPE, 2010), Mestre em Projeto e Patrimônio (UFRJ, 2017) e Doutorando em Arquitetura (PROARQ/UFRJ). Integrou equipes de projeto de instituições como a Firjan e Fiocruz e há 15 anos faz parte da equipe permanente de arquitetos do IPHAN, onde exerceu a chefia do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos (2009-2013) e foi Superintendente do Iphan no Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Professor das disciplinas de Ateliê de Projeto de Arquitetura, Patrimônio Cultural e Desenho no curso de Arquitetura da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio, possui produção variada no campo da arquitetura e das artes gráficas, sendo co-fundador do Ateliê Belas Janelas (@belasjanelas). Membro da Academia Cabo-friense de Letras, é articulista colaborador do Jornal Folha dos Lagos e autor de artigos científicos variados, havendo publicado livros nos campos da arquitetura, patrimônio e das artes visuais. Seu mais recente trabalho editorial é o livro “Cabo Frio Revisitado: A memória regional pelas trilhas do contemporâneo”, lançado pela Editora Sophia, em dezembro de 2020.
Link para o site: https://viagenshistoricas.wixsite.com/viagenshistoricas
Perfil no Instagram: @encontroviagenshistoricas
MAIS INFORMAÇÕES pelo e-mail:encontroviagenshistoricas@gmail.com
PROGRAMAÇÃO DO DIA 27 DE AGOSTO (QUINTO-DIA)
09h – Cadastramento
10h – PALESTRA – Arte/Educação, Patrimônio e Projetos de Trabalho: o extraordinário nosso de cada dia.
Dra. Ana Valéria de Figueiredo (Professora licenciada em Educação Artística, pela UFRJ.)
14h – PALESTRA DE ENCERRAMENTO (Pré-lançamento de livro) – Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira
Por: Profa. Gessiane Nazário (Doutora em Educação pela UFRJ, Professora da Educação Básica de Armação dos Búzios/RJ)
15h30 – ENCERRAMENTO
Por: Prof. Dr. Mauro Trindade (Professor de História e Teoria da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IART/UERJ) e Profa. Dra. Carla Renata Gomes (Museóloga, Historiadora e Diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Instituto Brasileiro de Museus - MART/IBRAM)
17h – ATIVIDADE CULTURAL – Jongo e Coco
Por: Griot - Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras (Região dos Lagos/RJ)
Comentarios