top of page
Buscar
  • Foto do escritorencontroviagenshis

VIAGENS HISTÓRICAS: CONVERGÊNCIAS ENTRE TURISMO, PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO

Encontro Internacional acontecerá na semana que vem, entre os dias 23 e 28 de agosto


Começa na próxima semana o encontro internacional Viagens Históricas: Convergências entre Turismo, Patrimônio e Educação. O evento acontecerá entre os dias 23 a 28 de agosto e terá palestras, oficinas, mesas com apresentação de trabalhos, visitas mediadas, homenagens e atividade cultural.

Organizado pelo Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart/Ibram) e pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IART/UERJ), conta com recursos da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio (PMCF), do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio (Imupac), do Serviço Social do Comércio - Sesc RJ e do Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio (IFF Cabo Frio).

As atividades acadêmicas acontecerão no Museu (Antigo Convento de N. S. Anjos, s/nº - Centro – Cabo Frio/RJ).



A PROGRAMAÇÃO – A proposta do encontro é promover o diálogo entre as temáticas turismo, patrimônio e educação, numa troca de experiências entre especialistas de diversas partes do País com os da nossa região. Por isso, as oficinas, palestras e apresentação de trabalhos contarão com profissionais de diversas localidades (ver programação abaixo).


Entre os palestrantes e profissionais que realizarão as oficinas, o arquiteto e urbanista José Antonio Hoyuela Jayo (Universidade de Valladolid/Espanha), a professora e restauradora Juliane Petry Panozzo Cescon (Universidade de Caxias do Sul/RS), a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Priscila Miraz de Freitas Grecco, Karla Godoy, do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR/UFF. E também nomes da região, como os professores Luiz Guilherme Scaldaferri e Yuri Vasconcellos, Gessiane Nazário, Altair Marcio Pereira de Souza e o ambientalista Ernesto Galiotto.

O evento também será uma oportunidade para reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para a preservação do patrimônio cultural da região, através do artista popular Chiquinho da Sucata, do produtor cultural Ernesto Galiotto e do historiador Márcio Werneck (In Memoriam) que será representado por sua viúva, a pesquisadora Penha da Silva Leite.

Também acontecerá, no dia 27/08, a apresentação do grupo Griot – Pesquisa Difusão Memória em Tradições Afro-Brasileiras.

Dia 28 será realizada uma visita por alguns atrativos de Cabo Frio, mediada pelo professor Acioli Jr. Para participar do passeio será cobrada uma taxa de R$ 25, para pagamento do professor, e a adesão será por lista preenchida ao longo do evento.


PARTICIPAÇÃO – As inscrições para a participação nas oficinas e nas atividades como ouvintes são gratuitas e seguem abertas até o dia 21 de agosto (próximo domingo). As oficinas contam com especialistas como a restauradora Juliane Petry Panozzo Cescon, com o tema Conservação e higienização de acervos pictóricos, e, com o tema A literatura infanto-juvenil contando histórias de Cabo Frio, os professores Luiz Guilherme Scaldaferri e Yuri Vasconcellos. A participação na oficina de Conservação e higienização de acervos pictóricos foi ampliada, na parte teórica, ao grande público interessado, mas a parte prática continua restrita às 10 vagas preenchidas.


Aqueles que comprovarem participação nas atividades obterão os certificados, inclusive, os que participarem de 75% do encontro. Para se inscrever nas atividades do encontro, basta acessar os formulários no site do Viagens Históricas.



Perfil no Instagram: @encontroviagenshistoricas

MAIS INFORMAÇÕES pelo e-mail:encontroviagenshistoricas@gmail.com


PROGRAMAÇÃO


PRIMEIRO DIA

23 DE AGOSTO DE 2022 (TERÇA-FEIRA)

09h – Cadastramento

10hOFICINA (parte teórica) – Conservação e higienização de acervos pictóricos.

Por: Profa. Dra. Juliane Petry Panozzo Cescon (Professora da Universidade de Caxias do Sul e do Centro Universitário da Serra Gaúcha; Pós-doutora pelo programa de Pós Graduação em História - Universidade de Caxias do Sul)

14hOFICINA (parte prática) – Conservação e higienização de acervos pictóricos.

Por: Profa. Dra. Juliane Petry Panozzo Cescon (Professora da Universidade de Caxias do Sul e do Centro Universitário da Serra Gaúcha; Pós-doutora pelo programa de Pós Graduação em História - Universidade de Caxias do Sul)


SEGUNDO DIA

24 DE AGOSTO DE 2022 (QUARTA-FEIRA)

09h – Cadastramento

10hVISITA ORIENTADA – Pelo Museu de Arte Religiosa e Tradicional e pelo Antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos

Por: Equipe do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Instituto Brasileiro de Museus (MART/IBRAM)

14hAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Coordenadora: Profa. Dra. Karla Godoy


Eixo Temático 1: Experiências em Patrimônio Cultural na Região dos Lagos: histórias, diagnósticos, preservação e restauração

1. Ivo Matos Barreto Júnior: Era uma vez uma capelinha: percurso histórico e o restauro da Capela da Guia, em Cabo Frio/RJ.


Eixo Temático 2: Turismo e Patrimônio Cultural: o negócio da arte e a arte do negócio

1. Evandro Bastos Sathler: Cicloturismobilidade e a Rota Charles Darwin: perspectivas cicloturísticas no leste fluminense

2. Nelson Lopes Queiroz: História e Turismo, suas interações e reciprocidades

3. Marco Antonio Xavier: Turismo cultural ou cultura para turista?

4. Juciane Mello das Neves: Turismo Pedagógico e Cultural na Educação Básica Formal para desenvolvimento eficiente no Turismo Sustentável na cidade de Cabo Frio


17hABERTURA OFICIAL DO ENCONTRO

Por: Prof. Dr. Mauro Trindade (Professor de História e Teoria da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IART/UERJ) e Profa. Dra. Carla Renata Gomes (Museóloga, Historiadora e Diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Instituto Brasileiro de Museus - MART/IBRAM)

18hPALESTRA DE ABERTURAAs narrativas e os sistemas territoriais como base para destinos turísticos sustentáveis e plataformas de conhecimento patrimonial

Por: Prof. Dr. José Antonio Hoyuela Jayo (Arquiteto e Doutor pela Universidad de Valladolid/Espanha)


TERCEIRO DIA

25 DE AGOSTO DE 2022 (QUINTA-FEIRA)

09h – Cadastramento

10hPALESTRAPintores de Fé Patrimônio religioso da diocese de Caxias do Sul

Por: Profa. Dra. Juliane Petry Panozzo Cescon (Professora da Universidade de Caxias do Sul e do Centro Universitário da Serra Gaúcha; Pós-doutora pelo programa de Pós Graduação em História - Universidade de Caxias do Sul)

14hAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Coordenadora: Profa. Dra. Tamara Quirico

Eixo Temático 3: Experiências em Patrimônio Cultural: saberes locais e ações globais

1. Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira: Visitas técnicas: um caminho de aprendizagem entre viagens históricas e produção de conhecimento na Museologia

2. Lucas Muller Mello: O Imaginário como Turismo-Cultural

3. Jorge Adolfo Freire e Silva, Sergio Gardenghi Suiama, Leonardo Mattos da Costa: Guia Cultural e Gastronômico da Pequena África

4. Fabiana Martins Bandeira: Do desfile ao barracão: escolas de samba, turismo e patrimônio

17hPALESTRAPatrimônio Cultural e Ambiental

Por: Ambientalista e produtor cultural Ernesto Galiotto (Cabo Frio/RJ)

18h30 - PALESTRA - Museus como atrativos turísticos: convergência e divergência

Por: Profa. Dra. Karla Godoy (Professora Associada da UFF vinculada ao Departamento de Turismo; Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia – UFF)


QUARTO DIA

26 DE AGOSTO DE 2022 (SEXTA-FEIRA)

09h – Cadastramento

10hOFICINAA literatura infanto-juvenil contando histórias de Cabo Frio

Por: Prof. Dr. Luiz Guilherme Scaldaferri (Professor das redes municipais de Armação dos Búzios e de Cabo Frio; Doutor pela Universidade Federal Fluminense - UFF) e Prof.Yuri Vasconcelos (Arte-Educador e Ilustrador - Cabo Frio/RJ)

14hAPRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Valéria Figueiredo


Eixo Temático 4: Educação e Patrimônio Cultural: territorialidade e pertencimento

Acioli Gonçalves da Silva Junior: Roteiro Ambiental e Patrimonial da cidade de Cabo Frio: educação patrimonial, história local e turismo

Danielle Torres dos Santos: Visita virtual ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio: Uma oficina educativa para valorização do patrimônio local

Cynthia Caroline Espirito Santo Cavalcante: A cidade maravilhosa: uma paisagem forjada

Gabriel Forgati: Catedral Basílica de Curitiba: visita guiada


17hPALESTRA - Cultura e Educação são uma viagem

Por: Prof. Altair Marcio Pereira de Souza (Licenciado e bacharel em História/UFF, Ativista e consultor - Arraial do Cabo/RJ)

18h30– HOMENAGENS

Chiquinho da Sucata (artista popular)

Ernesto Galiotto (ambientalista e produtor cultural)

Márcio Werneck – In Memoriam (historiador, gestor público e autor de várias obras sobre Cabo Frio e região)


QUINTO DIA

27 DE AGOSTO DE 2022 (SÁBADO)

09h – Cadastramento

10hPALESTRAFotografias da Paisagem Cultural de Cachoeira – BA: O acervo fotográfico de Jomar Lima

Por: Profa. Dra. Priscila Miraz de Freitas Grecco (Professora de História da Arte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis)

14h – PALESTRA DE ENCERRAMENTO (Pré-lançamento de livro)Revolta do Cachimbo – a luta pela terra no Quilombo da Caveira

Por: Profa. Gessiane Nazário (Doutora em Educação pela UFRJ, Professora da Educação Básica de Armação dos Búzios/RJ)

15h30 – ENCERRAMENTO

Por: Prof. Dr. Mauro Trindade (Professor de História e Teoria da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IART/UERJ) e Profa. Dra. Carla Renata Gomes (Museóloga, Historiadora e Diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Instituto Brasileiro de Museus - MART/IBRAM)

17h – ATIVIDADE CULTURAL Jongo e Coco

Por: Griot - Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras (Região dos Lagos/RJ)


SEXTO E ÚLTIMO DIA

28 DE AGOSTO DE 2022 (DOMINGO)

09h – VISITA ORIENTADA - Vamos conhecer Cabo Frio!

Visita mediada pelo professor de História, Acioli Jr, pelos Sambaquis do Morro do índio e da Duna Boa Vista (Duna Preta), Forte de São Matheus, Morro do Arpoador e bairro da Passagem. Pro-labore: R$ 25. Inscrições ao longo do evento junto ao Cadastramento e Controle de Presença.


45 visualizações0 comentário
bottom of page